quarta-feira, 22 de abril de 2020

Ensaio sobre a vaidade

Existe um espaço muito pequeno entre a vaidade e a falta de auto estima. Uma correlação que pode esclarecer muito bem o que de fato a vaidade constrói para destruir.
Sempre fui muito vaidosa e achava que não era. Pensava que meus atos contrários as regras morais poderiam de alguma maneira significar a minha indiferença ao que os outros pensavam. Na verdade era o contrário! Não ser o que a maioria esperava de mim tinha apenas relação com o medo de eu não conseguir ser a pessoa que eu gostaria de ser para os outros.
A vaidade constrói comportamentos para destruir personalidades.Como eu havia dito, um espaço muito pequeno entre a vaidade e a falta de estima. 
A vontade de esconder minha dificuldade em dar o meu melhor aos outros se expressava na maneira como eu me relacionava comigo mesma.
Às vezes é isso: A vaidade não é somente a falsa performance para mostrar os outros o que você gostaria de ser. 
No meu caso, eu me preocupo tanto com o que os outros vão pensar que eu finjo que não me importo e acabo sendo indiferente com o que quero para mim. Ou seja, ela constrói falsas relações com o proxímo e destrói a minha relação comigo mesma.
A auto confiança e a auto estima não é se basear no que outro espera de mim, mas sim, o que eu espero de mim quanto as outras pessoas. Permitir que o medo de ser você mesmo atrapalhe quem você parece ser, é vaidade.
Fingir que não se importa com o que os outros pensam, é vaidade. Não dar o melhor de você com medo de falhar com os outros, também é vaidade.
Quando a sua necessidade em ser melhor envolve não se privar de ser você mesmo, é meio caminho andado para a revolução contra as vaidades.
O pensamento de que não nos importamos com o que outro pensa é mera vaidade disfarçada de amor próprio. A auto estima estima também o próximo que vai te amar você sendo você mesmo ou não. Vai ter odiar você sendo você mesmo ou não.  E o que é melhor? Ser amado pelo você é, ou pelo que você finge ser? Ser odiado sendo quem você quer, ou ser odiado com uma máscara que nem se encaixa em seus valores? Procure saber o que você gostaria de ser, e deixe de lado o que as pessoas esperam de você!

Nenhum comentário: